"Existem individuos fortes,inteligentes,apaixonados, com grandes necessidades materiais e intelectuais que, encontrando-se por acaso na classe dos oprimidos, procuram a todo custo emancipar-se e não recuam diante da ideia de ser, por sua vez, opressores; são individuos que se sentem aprisionados na sociedade atual e chegam a desprezar e odiar qualquer tipo de sociedade; vendo que é absurdo querer viver fora da coletividade humana, procuram submeter à sua própria vontade e à satisfação de suas paixões todos os homens, a sociedade inteira. Às vezes, quando são intelectuais, consideram-se super-homens.Não têm escrúpulos, querem viver sua vida; ridicularizam a revolução e qualquer aspiração futura: querem gozar a vida aqui e agora, a qualquer preço e às custas de quem quer que seja; sacrificariam a humanidade inteira por uma única hora de vida intensa (conforme seus próprios termos).Estes são rebeldes, mas não anarquistas.Possuem a mentalidade e os sentimentos do burguês frustrado e, quando podem, transformam-se efetivamente em burgueses, e não menos perigosos." ERRICO MALATESTA

"A guerra civil espanhola talvez seja o caso mais importante [dos movimentos que deram vida ao anarquismo], ainda que devamos lembrar que a revolução anarquista que conquistou boa parte da Espanha em 1936 tomando várias formas não foi um levante espontâneo, mas foi preparada através de muitas décadas de educação, organização, esforço, derrota e algumas vezes vitórias.Isso foi muito significantivo. O suficiente para despertar a ira de todos os maiores sistemas de poder: stalinismo, fascismo, liberalismo ocidental, a maioria das correntes intelectuais e suas instituições doutrinárias, todos combinados para condenar e destruir a revolução anarquista, assim como fizeram; um sinal de sua importância, na minha opinião."NOAM CHOMSKY

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

GEA - IHG / 2º EDIÇÃO - 2013 : QUATRO ENCONTROS, DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2013, ÚLTIMO SÁBADO DE CADA MÊS - DE 14H ÀS 16H



GRUPO DE ESTUDOS DE ANARQUISMO – IHG 

(GEA - IHG/ 2ª EDIÇÃO - 2013)


1º ENCONTRO/ 2ª EDIÇÃO/ 2013

 - SÁBADO, DIA 31/08/2013 - DE 14H ÀS 16H :

LUTA LIBERTÁRIA. Apresentação.  In: MALATESTA, Errico e FABBRI, Luigi. Anarco -comunismo italiano.  São Paulo,Luta Libertária Coletivo Editorial, sem data, p. 7-8.

LUTA LIBERTÁRIA.  A corrente anarco-comunista: histórico, crítica e permanência (Introdução).  In: MALATESTA, Errico e FABBRI, Luigi. Anarco- comunismo italiano.  São Paulo, Luta Libertária Coletivo Editorial, sem data, p. 9-38.

2º ENCONTRO/ 2ª EDIÇÃO/ 2013 

 - SÁBADO, DIA 28/09/2013 - DE 14H ÀS 16H :

MALATESTA, Errico e FABBRI, Luigi.  O anarco-comunismo organicista (Cap. 1).  In: MALATESTA, Errico e FABBRI, Luigi.  Anarco-comunismo italiano.  São Paulo, Luta Libertária Coletivo Editorial, sem data, p. 39-53.

MALATESTA, Errico.  Sobre a organização (Cap. 2).  In: MALATESTA, Errico e FABBRI, Luigi.  Anarco- comunismo italiano.  São Paulo, Luta Libertária Coletivo Editorial, sem data, p. 55-63.

3º ENCONTRO/ 2ª EDIÇÃO/ 2013

 - SÁBADO, DIA 26/10/2013 - DE 14H ÀS 16H :

MAKHNO, METT, ARSHINOV, VALEVSKI, LINSKI. Plataforma organizacional dos comunistas libertários, Dielo Truda, França, 1926. Disponível em: www.nestormakhno.info.

4º ENCONTRO/ 2ª EDIÇÃO/ 2013

 - SÁBADO, DIA 30/11/2013 - DE 14H ÀS 16H 

- os direitos humanos, a cidadania, a luta contra a opressão e a exploração na perspectiva anarquista : 

MONTEIRO, Fabrício Pinto. Construção de memórias e escrita da história como militância política: Edgar Rodrigues e o anarquismo durante a ditadura militar no Brasil. PERSEU Revista do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo, n. 8, ano 6, junho 2012. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo,  2012, p. 91-119.

LOCAL: INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - IHG

RUA HERMILO ALVES, 290, SANTA TEREZA – BH/MG

O GEA-IHG é uma das atividades de formaçãopara membros do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania - IHG,  para militantes e visitantes. Estudamos conceitos, correntes, tendências e a história do anarquismo.


Ocorre sempre nos anos ímpares, no segundo semestre, com quatro encontros: de agosto a novembro, no último sábado de cada mês.



O último encontro de cada edição aborda os direitos humanos, a cidadania e a luta contra a exploração e a opressão na perspectiva anarquista. A 1ª edição foi no ano de 2011.   


Não há necessidade de inscrição prévia. O GEA-IHG possibilita a entrada de novos interessados no decorrer do semestre - basta ler os textos e comparecer nos debates.
 

SAUDAÇÕES LIBERTÁRIAS !


- Textos disponíveis em:
- Textos disponíveis no local para fotocópia e textos
digitalizados para e-mails
- Acesse o cartaz e informações de divulgação no blog do GEA-IHG:
- Evento no facebook - 1º encontro no sábado, dia 31/08/2013:

Nenhum comentário:

Postar um comentário